sábado, 28 de abril de 2012

Crítica - The Avengers - Os Vingadores

Olá pessoal, bem vindos ao primeiro post "pra valer" do blog.

Os Vingadores estrearam ontem no Brasil, dia 27 de Abril de 2012, surpreendentemente muitos dias da estréia  nos Estados Unidos (4 de Maio), e para a alegria do público, o filme preenche todas as expectativas.
Primeiro vamos falar de aspectos de produção, esse é o primeiro filme que eu vejo que junta diversos protagonistas (Claro que há muitos outros Crossovers por aí, mas em questão de filmes, acho que é um dos primeiros),e isso acarreta vários problemas, como "Quem lidera a trama?", como fazer que todos os personagens tenham a mesma importância? Além é claro, de juntar as agendas apertadas de diversos atores de  alto escalão para contracenarem juntos.Felizmente os produtores conseguiram fazer tudo dar certo, a trama por exemplo, é liderada pela Tesseract, um objeto de origem Asgardiana que (Alerta de Spoiler para quem não viu Capitão América - O primeiro Vingador e Iron Man 2) de alguma forma caiu na Terra e foi utilizada por Caveira Vermelha, o inimigo do nosso Capitão, durante a segunda guerra mundial para a criação de armas, no final de Capitão América - O Primeiro Vingador, o Tesseract caí no mar, e o pai de Tony Stark (O Iron man pra quem não sabe) encontra ela no mar e a utiliza como fonte de energia para as Starks Industries, pronto, isso já une três heróis: Thor, já que a Tesseract teve origem em Asgard, Capitão América já que seu inimigo a utilizou como forma de energia, e Tony Stark, cujo pai utilizou a Tesseract para a ascensão de suas indústrias... Mas aonde Hulk entra nisso? A Tesseract emite raios gamas, e Bruce Banner estudou eles por muito tempo, sendo assim necessário para reencontrar essa forma de energia.
Agora vou explicar o início da história, para ninguém ficar boiando nessa análise, mas cuidado, há spoilers do final de Thor e do inicio de Avengers (Mas esses não são muito fortes). A Tesseract caiu nas mãos da S.H.I.E.L.D, que estava estudando o cubo, quando houve um grande distúrbio na força, a Tesseract é como um portal, tem saída e entrada para outra dimensão, e Loki, o irmão de Thor, que foi sugado no final do filme do herói nórdico, volta a ameaçar a humanidade, e rouba o Tesseract, sendo assim necessário reunir os heróis para encontrar Loki e impedir que ele escravize a humanidade.

Falando do filme tecnicamente, eu diria que foi muito bem dirigido e que tem uma história muito boa, que se desenvolve sem entediar o espectador e com momentos de comédia colocados na hora certa, o que torna o filme ainda mais dinâmico.O interessante é que apesar do filme ser baseado nos Vingadores originais há muitas referências aos Supremos, a versão Ultimate do grupo, como a própria aparência de Nick Fury
Um ponto que talvez tenha desagradado muitos fãs é a mudança no ator que interpreta Hulk, para Mark Ruffalo, um ator que já fez alguns filmes "tristes" , causando a grande piada do Hulk Chorão... Mas particularmente eu adorei a mudança no personagem, sabe, o ator anterior não passava aquela sensação de cientista e era muito pouco carismático, Mark como Banner foi incrível, juntando comédia e o drama de não  haver  raiva tudo em um só personagem, criando, na minha opinião, o melhor Hulk das telonas até agora.

Outro pronto que quero destacar são os personagens Hawkeye e Viúva Negra, que parecem estar lá só para encheção de linguiça, digo, o filme poderia se sustentar muito sem eles, afinal estamos lá pra ver Capitão América, Iron man, Thor e Hulk em ação, os outros são o resto, e eles colocados como Vingadores me pareceu uma situação forçada, mas isso não tira o mérito dos atores, que tiveram ótimas cenas com os personagens
Falando em cenas, a batalha final lembra muito Transformers 3, mas só que de uma maneira muito mais épica, por que os heróis agem em equipe, eles se ajudam, eles pensam como um todo, cada um tem seu momento para brilhar, e isso é constituído genialmente, sempre acompanhado de cenas de comédia, geradas normalmente por Hulk ou pelas frases infames de Tony Stark

Os efeitos especiais evoluíram bastantes desde os últimos filmes, não era como Capitão América e Thor, os quais pareciam estar um a par do outro, esses se revelaram bem polidos e divertidos dando uma sensação mais viva ao filme.
Para acabar só gostaria de comunicar que o final se deixa aberto para continuações, tanto dos heróis sozinhos como dos Vingadores... Aliás, tenham certeza que os Vingadores voltarão... Portanto fiquem até o final do filme para ver a cena extra e imaginar o que universo cinematográfico da Marvel nos prepara!

Nota:9,5 - FUCKING AWESOME!

4 comentários:

  1. Bela análise Sux!

    Eu tô muito a fim dever Os Vingadores, mas antes preciso me atualizar com os filmes solo de alguns deles lol

    ResponderExcluir
  2. Eu ia ver Avengers,mas daí lembrei que não tinha dinheiro lol

    ResponderExcluir
  3. Hulk: O Comediante!

    Pqp, filme ótimo!

    Mas eu achei bem nada a ver quando Nick apontou uma pistola pro jato '-'

    ResponderExcluir